Vacina ..

UFG e PPGENFS em Destaque: Professoras de Enfermagem São Selecionadas para Edição do Principal Curso de Vacinologia do Mundo

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o evento referência global na área, AdVac, será realizado fora da Europa, consolidando o Brasil como um polo estratégico na discussão sobre imunizantes.

A Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) celebra a seleção das professoras Dra. Karlla Antonieta Amorim Caetano e Dra. Juliana de Oliveira Roque e Lima para o prestigiado Curso Avançado de Vacinologia (AdVac). A primeira é também DP do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS) e a segunda é egressa de mestrado e doutorado do mesmo Programa.

A participação das pesquisadoras ganha um relevo ainda maior, pois ocorrerá na primeira edição do curso a ser sediada fora do continente europeu, um evento histórico que acontecerá entre os dias 24 e 28 de novembro de 2025, na cidade de Pirenópolis, Goiás.

A seleção para o AdVac é um dos maiores reconhecimentos para pesquisadores e gestores que atuam no campo da imunização. A escolha das docentes da UFG para este fórum não apenas atesta a qualidade e o impacto de suas trajetórias de pesquisa, mas também posiciona a universidade goiana no epicentro do debate global sobre o futuro das vacinas.

Fundado em 2000 pela Fundação Mérieux e pela Universidade de Genebra, o AdVac se consolidou como a mais completa e influente formação para tomadores de decisão em vacinologia. Ao longo de sua história, o curso tem sido fundamental para capacitar líderes de instituições acadêmicas, da indústria farmacêutica e de órgãos governamentais, fornecendo uma visão 360 graus sobre o tema. Seus trabalhos abrangem desde os fundamentos da imunologia e o desenvolvimento de novas vacinas até os complexos processos regulatórios, ensaios clínicos e as estratégias de políticas públicas de vacinação.

A realização do curso, tradicionalmente sediado em Annecy, na França, agora no Brasil, sinaliza um movimento estratégico para descentralizar o conhecimento e fortalecer as capacidades científicas em regiões de alta relevância para a saúde pública mundial.

A presença das professoras Karlla Caetano e Juliana Roque e Lima neste seleto grupo é um testemunho do protagonismo da FEN/UFG e do PPGENFS na produção de conhecimento de fronteira. A participação delas permitirá uma imersão nas mais recentes discussões sobre tecnologias vacinais, segurança e comunicação em saúde, um conhecimento que será multiplicado em salas de aula, projetos de pesquisa e na formação de novos profissionais, fortalecendo ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS) e a ciência nacional.

Catégories: Notícias Noticias