Boxes PPGENFS Projetos de Pesquisa e Extensão

PPGENFS Lança Projeto para Conectar Pesquisa em Enfermagem e Sociedade.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS) deu mais um passo em seu planejamento estratégico. Em 2024 iniciou-se o projeto de extensão "Viver PPGENFS", uma iniciativa com objetivo de democratizar o conhecimento científico, ampliando o diálogo entre a academia e a sociedade.

O PPGENFS figura como o único programa na área de Enfermagem em toda a Região Centro-Oeste a obter o Conceito 5 na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os  objetivos do projeto contribuirão para o alcance dos indicadores do quesito "Impacto na Sociedade" da área da Enfermagem.

O projeto é liderado pela Coordenadora do PPGENFS, Professora Doutora Valéria Pagotto, possui dois bolsistas de graduação em enfermagem, e conta com a participação e colaboração de professores e estudantes do PPGENFS. Possui financiamento com bolsa de extensão do Edital Edital PROEC Nº 01/2025 - PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA (PROBEC). O projeto iniciativa se concentrará em quatro eixos estratégicos:

 

  • Divulgação Científica Acessível: Produção de conteúdos que "traduzem" a linguagem técnica de teses, dissertações e artigos para formatos compreensíveis e atraentes, distribuídos em redes sociais, sites e outros canais de comunicação.
  • Estímulo à Internacionalização: Criação de materiais de apoio e divulgação de oportunidades internacionais para incentivar a mobilidade e a colaboração global de estudantes e pesquisadores.
  • Mapeamento de Egressos: Manutenção de um mapa atualizado que acompanha a trajetória profissional dos mestres e doutores formados pelo programa, evidenciando sua inserção e contribuição no mercado de trabalho.
  • Engajamento em Eventos: Apoio ativo na organização e divulgação de seminários, oficinas e congressos, visando ampliar a participação da comunidade interna e externa.

 

A bolsista do “Viver PPGENFS” Kellyne Gomes Bezerra, estudante de graduação da FEN/UFG atuou no projeto no ciclo 2024 - 2025 e encerra ao final de 2025 sua participação no projeto. Durante o primeiro ano do Viver PPGENFS diversas atividades foram realizadas e inúmeros produtos alcançados para o programa. Dentre eles: 25 notícias foram escritas e publicadas no site do programa, 98 alunos foram adicionados ao mapa de egressos, abas específicas para a divulgação da internacionalização (PPGENFS no Mundo) foram construídas e adicionadas ao site, além disso a aluna participou em comissão de organização evento e construção de Relatório Sucupira 2021-2024, para a avaliação quadrienal realizada pela CAPES.

Participar do projeto em seu primeiro ano foi desafiador e ao mesmo tempo muito interessante. “Ser o primeiro ano de um projeto desse tamanho, com tantas atividades e objetivos e focado mais na área de gestão foi desafiador. Porém, era muito estimulante desenvolver soluções inovadoras a cada nova etapa enquanto, ao mesmo tempo, conhecia cada vez mais as pesquisas realizadas no programa.”

O bolsista do projeto “Viver PPGENFS” Gustavo Porto, estudante de graduação da FEN/UFG, atuará no ciclo 2025-2026 e compartilha seu entusiasmo com a missão: "Assumir este papel é uma honra e uma responsabilidade. A relevância deste projeto é notória, pois nos dá a missão de ser uma ponte, de traduzir a ciência de altíssimo nível que é produzida aqui e levá-la para a sociedade de forma acessível", afirma.

Para ele, a maior expectativa é que a população compreenda o valor real do programa. "Quero que as pessoas entendam como uma tese ou um artigo pode, de fato, se transformar em melhores práticas de saúde para a comunidade. Sinto-me privilegiado por ter a oportunidade de desenvolver este trabalho cercado por pesquisadores que são referências em suas áreas", completa.

Na prática, a iniciativa materializa o retorno do investimento na universidade pública. As pesquisas desenvolvidas no PPGENFS geram inovações e conhecimentos que aprimoram diretamente os serviços de saúde, a formulação de políticas públicas, a formação de profissionais e, em última instância, a qualidade de vida da população.

Com esta ação, o programa não apenas busca a excelência em seus indicadores de avaliação, mas reafirma seu compromisso com uma ciência que transcende os muros da universidade, gerando valor e impacto real para toda a sociedade.

Bolsistas do Projeto Viver PPGENFS

Categorias: Notícias Noticias