Pesquisa de doutorado do PPGENFS é destacada entre os 20 melhores resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia
Realizado nos dias 03, 04 e 05 de abril, o Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia 2025, um dos maiores congressos da América Latina, reuniu profissionais do mundo todo, em Belo Horizonte (MG), para discutir o futuro das melhores práticas na assistência em saúde às pessoas idosas, bem como o impacto das tecnologias em seu cuidado. O tema central do evento foi “Envelhecimento e Tecnologia: uma parceria entre gerações".
O evento contou com a participação de discentes e docente do Programa e de alunos de graduação da FEN/UFG vinculados à pesquisa com a população idosa.
A docente e coordenadora do PPGENFS, Dra Profa Valéria Pagotto, atua na linha de pesquisa 2 do Programa e desenvolve pesquisas na área de envelhecimento e saúde das pessoas idosas. A docente esteve presente com alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica apresentando resultados de preliminares de pesquisa em andamento, em temas como a capacidade intrínseca, sarcopenia, cognição, estilo de vida saudável e curso de vida. Entre os destaques do maior congresso de Geriatria e Gerontologia da América Latina, a pesquisa de doutorado da discente Milara Barp Dias, orientada pela professora Dra. Valéria Pagotto, foi reconhecida como um dos 20 melhores resumos científicos apresentados, entre mais de 1.600 trabalhos avaliados.
O estudo, intitulado “Capacidade Intrínseca (CI) de Idosos entre as Regiões Brasileiras: Resultados do Estudo ELSI-Brasil”, analisou dados da segunda onda do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) para estimar a prevalência e a distribuição da Capacidade Intrínseca a nível nacional e por regiões brasileiras — um construto central no Modelo de Envelhecimento Saudável proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pelo rigor científico, relevância do tema e atualidade da abordagem, o trabalho recebeu Menção Honrosa como um dos 20 melhores resumos O reconhecimento reforça a excelência e o impacto da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFG (PPGENFS/UFG) na promoção de um envelhecimento ativo e saudável no Brasil.
Na foto da esquerda para a direitra: doutoranda Letícia Sousa; mestranda Viviane Oliveira, doutoranda, Karinne Soares; professora Valéria Pagotto; doutoranda Milara Barp Dias, alunos de iniciação científica e de graduação da FEN/UFG Ingriidy dos Santos Moreira Maciel e Anicio Nonato Júnior.
Na foto discente do PPGENFS nível doutorado Milara Barp Dias