
Doutoranda do PPGENF participa do Programa Mundo UFG
Práticas Integrativas e a promoção do bem-estar
No último dia 24/08, o Programa Mundo UFG teve como tema as Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Dividido em três blocos, a coordenadora do Ambulatório de Práticas Integrativas da Faculdade de Enfermagem, Profª. Michele Dias da Silva, a doutoranda do PPGENF e presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas (ABENAH), Mariane de Souza Benjamin Rocha, e a profª. Cláudia Li, do Instituto Confúcio/UFG, esclareceram que as PICs, baseadas em tradições filosóficas e culturais, ampliam processo saúde-doença, com foco no indivíduo.
De acordo com a profª. Michele, cada indivíduo é singular e reage ao adoecimento de formas diferentes, o que deve ser considerado de modo individualizado. As PICs trabalham mente e corpo, utilizando-se de recursos terapêuticos mais acessíveis e técnicas terapêuticas mais simples, o que amplia a oferta de formas de cuidar. Outro aspecto abordado por Michele é o fato de que as PICs são complementares à terapia convencional. "Este momento foi muito importante para podermos apresentar as PICs como forma de colaborar para o autocuidado e bem-estar das pessoas e facilitar a sua acessibilidade." – destacou.
Já Mariane de Souza Benjamin Rocha, doutoranda do PPGENF, ressaltou a importância da produção de evidências científicas em relação às PICs, já que essas práticas têm conquistado cada vez mais espaço no cenário da saúde e vêm fornecendo abordagens alternativas e complementares aos tratamentos convencionais. A estudante tem se dedicado ao estudo da acupuntura, técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa e, sob orientação da Profª. Drª. Maria Márcia Bachion, tem intenção de pesquisar o efeito dessa técnica na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. A presidente da ABENAH destacou também o papel fundamental desempenhado pelo Ambulatório PICs da FEN/UFG. "Esse espaço se tornou um centro de excelência, proporcionando atendimento e tratamento por meio das PICs. Com orgulho, posso compartilhar como a parceria entre a FEN-UFG e a ABENAH tem sido essencial para fortalecer a integração entre a pesquisa acadêmica, a prática clínica, o ensino e a extensão. Essa colaboração tem proporcionado avanços significativos na promoção e aplicação das PICs, impactando positivamente a saúde e o bem-estar dos pacientes."
Você pode assistir ao programa completo aqui.